Museu da República

Associações Culturais, Bibliotecas e Museus

Rua do Catete, 153, Catete | Catete
(21) 2127-0324

A entrada do Palácio se faz por um portão de ferro, fundido em Jlsenburg am Harz, em 1864. O Hall chama a atenção pela imponência da sequência de seis colunas de mármore que levam à escada principal. Construída em módulos pré-fabricados de ferro fundido, foi uma das primeiras a serem utilizadas no Brasil. Para seu assentamento foi contratado o serviço do arquiteto alemão Otto Henkel, em outubro de 1864.

Na reforma para a chegada da Presidência, o hall recebeu esculturas, luminárias e estuques no teto com as Armas da República, que podem ser observados até hoje.

No andar térreo, o requinte das pinturas e ornatos e a distribuição e localização dos cômodos sugerem ter sido esse espaço, inicialmente, destinado às salas de visita e de estar, conforme o costume da época.

Durante a república, a área foi redefinida, passando a abrigar setores burocráticos como secretaria, biblioteca, gabinetes, salas de despachos e de audiências.

 

Horário de funcionamento

Seg: Fechado

Ter a Sex: 10:00  às 17:00

Sáb e Dom: 11:00  às 18:00

 

Dicas

As instalações elétricas representaram uma grande inovação tecnológica na reforma de adaptação do Palácio. Coube ao engenheiro Adolfo Aschoff a coordenação dos trabalhos, citados como pioneiros pela imprensa da época. 

Observações

A Biblioteca do Museu da República abre às segundas, terças e quartas-feiras. As consultas ao acervo podem ser realizadas entre 14:00 e 17:30, mediante agendamento prévio com um mínimo de 24 horas  de antecedência. Antes de agendar, é necessário que o pesquisador envie o assunto de interesse para o e-mail mr.biblioteca@museus.gov.br, para que possamos verificar se a Biblioteca possui ou não os itens solicitados.

Formas de pagamento

Cartão de Crédito, Cartão de Débito e Dinheiro

Ar condicionado

Sim

Ano de inauguração

1854

Avalie aqui!

Deixe sua nota e dica sobre o que é imperdível no estabelecimento Museu da República e contribua com a comunidade Zona Sul Guia!


Zona Sul Guia © Direitos reservados | Desenvolvimento: Imaginatto