Maracanã

Ao ar livre, Casas de Shows/Eventos e Pontos Turísticos

Av. Pres. Castelo Branco, Portão 3, Maracanã | Centro

O nome oficial do estádio, Mário Filho, foi dado em homenagem ao falecido jornalista pernambucano, irmão de Nelson Rodrigues, considerado o idealizador do Maracanã.

Pelo amplo suporte, Mário Filho era chamado na época de "namorado do estádio".

Já o nome popular é oriundo do Rio Maracanã, que cruza a Tijuca passando por São Cristóvão, desaguando no Canal do Mangue antes do deságue na Baía de Guanabara. Em língua tupi, a palavra maracanã significa "semelhante a um chocalho".

Antes da construção do estádio, existia, no local, grande quantidade de aves vindas do norte do país chamadas maracanã-guaçu.

 Devido à construção do estádio, foi criado o bairro do Maracanã, onde o estádio fica localizado, originalmente parte do bairro da Tijuca.

Horário de funcionamento

Seg a Dom: 08:30 às 17:30

Atrações (recorrentes)

O Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol, Taça Libertadores da América e do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira.

O estádio foi um dos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos de 2007, recebendo o futebol, as cerimônias de abertura e de encerramento. Sediou futebol e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, que foram realizados na cidade do Rio de Janeiro. Foi também o palco das partidas finais da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo FIFA de 2014.

Dicas

O Maracanã tem metade da capacidade do maior estádio do mundo, que é o Estádio Primeiro de Maio Rungrado mas é conhecido por apelidos como: Templo do Futebol e O Maior do Mundo. Hoje é o maior estádio brasileiro e o 23° maior do mundo!

Observações

Os ingresso poderão ser comprados pela internet no site www.ingressocerto.com/maracanatour ou na bilheteria do tour ( localizada no Portão 1 ). Na bilheteria o pagamento poderá ser feito em dinheiro ou em cartão de crédito/débito.

Crianças com menos de 5 anos e guias turísticos acompanhados de grupos e com documento não pagam.

Atenção, nas quarta-feiras as visitas são gratuitas para Escolas Públicas, projetos sociais e ONG’s com exclusividade.

Horário de visitas: diariamente, das 09:00 às 17:00 (de hora em hora) Duração: 1 hora

Formas de pagamento

Cartão de Crédito, Cartão de Débito e Dinheiro

Ano de inauguração

1950

Outros Locais

Casas de Shows/Eventos, Pontos Turísticos e Shoppings
Bar, Casas de Shows/Eventos e Música ao Vivo

Avalie aqui!

Deixe sua nota e dica sobre o que é imperdível no estabelecimento Maracanã e contribua com a comunidade Zona Sul Guia!


Zona Sul Guia © Direitos reservados | Desenvolvimento: Imaginatto