Real Gabinete Português de Leitura

Associações Culturais, Bibliotecas e Livrarias

Rua Lúis de Camões, 30, (próximo à estação Uruguaiana do Metrô) | Centro
(21) 2221-3138

O Centro de Estudos do Real Gabinete Português de Leitura tem como finalidade precípua a realização de cursos, conferências, palestras, congressos etc, bem como promover o intercâmbio e a colaboração com universidades e institutos culturais e artísticos do país e do exterior.

Criado em 1969, na presidência de António Saldanha de Vasconcellos, mas tornado realidade por António Pedro Martins Rodrigues, o seu primeiro Diretor foi Antonio Gomes da Costa e seu principal dinamizador Francisco da Gama Lima.  Contou sempre, em seus quadros de colaboradores, com um conjunto de professores universitários, nas áreas de Literatura, História, Antropologia, Sociologia, Artes, etc.

No seu âmbito funciona o Polo de Pesquisa Luso-Brasileiras, criado pela Profª Gilda Santos em 2001, que reúne cerca de 60 professores e pesquisadores.

Horário de funcionamento

Segunda a Sexta: 09:00  às  18:00.

Observações

O Real Gabinete está aberto à visitação em dias úteis, de 09:00 às 18:00, com entrada gratuita, permitindo ao público conhecer uma das mais lindas bibliotecas do mundo, sua imponente fachada, seu impressionante salão de leitura e todos os detalhes deste edifício de enorme importância arquitetônica e cultural tanto para Portugal quanto para o Brasil. 

Avalie aqui!

Deixe sua nota e dica sobre o que é imperdível no estabelecimento Real Gabinete Português de Leitura e contribua com a comunidade Zona Sul Guia!


Zona Sul Guia © Direitos reservados | Desenvolvimento: Imaginatto